Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Querem falar comigo? Têm propostas decentes para me colocar?

Enviem-me um email:

1417305261_Streamline-58-128.png

 


Massagens de ego

por R., em 13.12.17

Eu ao telefone todos os dias da minha vida:

"Bom dia. Estou a falar com a Dra. X?"

"Sim... Olá fala R."

"Bom dia Dra. R."

 

Adoro a forma como tratamos os outros por Dr./Dra. como forma de mostrar respeito. Diariamente entro em contacto com profissionais que não são médicos nem têm um doutoramento mas aos quais chamo Dr/Dra. E o mesmo acontece comigo... Não sou médica nem tenho um doutoramento e sou constantemente chamada por Dra.

Mas quais as alternativas? Tratar um cliente, ao telefone, apenas e só pelo nome parece pouco e parece desrespeitoso... chamar por Sr/Sra pode ser mal interpretado. No cara a cara é tudo mais fácil mas ao telefone pode ser mal recebido porque não "andámos juntos na escola" e estou a falar com uma pessoa com um curso superior que está habituada a ser tratada por Dr/Dra. ainda que não o seja.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:19



5 comentários

Imagem de perfil

De Pedro a 13.12.2017 às 10:32

Bom dia Dra. R,
desculpas pelo comentário não estar relacionado, mas o Sitemeter ali na coluna lateral deixou de funcionar (o serviço deixou de existir) e está a empatar o carregamento do blog (ao ponto de ser preciso esperar 1 minuto para o formulário de comentários abrir..). Recomendo remover o componente com o código em causa :)
Imagem de perfil

De R. a 13.12.2017 às 10:40

OBRIGADA Pedro!

Done!

Já tinha reparado que demorava n tempo a carregar mas nem associei. Ja nem sabia que tinha ali aquilo!!!!

Beijinho <33
Sem imagem de perfil

De Cristina a 13.12.2017 às 14:37

O Dr./Dra. é aplicado a quem tem um curso superior.
Aos doutorados o título é 'Professor Doutor'.

Mas em relação ao que comenta, nós em Portugal ainda temos um longo caminho em relação aos títulos... Não será para breve deixá-los.
Imagem de perfil

De R. a 14.12.2017 às 10:16

O Dr./Dra. é aplicado, incorrectamente, e como massagem de ego, a toda a gente que tem um curso superior. Eu tenho um curso superior mas não me parece lógico ser tratada por Dra. Porque não sou médica... Mas sim ainda temos um longo caminho pela frente em relação a títulos.

Beijinho <33
Sem imagem de perfil

De Rita a 13.12.2017 às 14:40

A diferença está no seguinte: para os doutorados, Doutor é um grau académico; para os licenciados Doutor é um título. Na escrita, distingue-se Dr. (para os licenciados) e Doutor (para os doutorados).

Levei um raspanete do meu orientador da tese, porque escrevi o nome do meu orientador de estágio como Doutor Carlos, sem saber se ele era mesmo doutor e podia parecer que estava a gozar com ele... enfim, manias!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor





Sem Título.png